VACINA TRÍPLICE BACTERIANA (Difteria + Tétano + Coqueluche) em São Paulo

A Clinivac é uma rede de clínicas especializas em vacinação, localizadas nas cidades de São Paulo e Santo André, atendendo pacientes de diversas cidades próximas. Entre em contato agora para mais informações.

A vacina TRÍPLICE BACTERIANA, também conhecida como dTpa, protege contra 3 tipos diferentes de doenças: Difteria, Tétano e Coqueluche (Pertussis). Além de sua importância no esquema vacinal na infância, adultos e idosos devem receber uma dose de reforço a cada dez anos. A dTpa também é uma vacina muito importante para gestantes, que devem receber uma dose a cada gestação para proteger seu bebê.

Qual indicação?

A vacina dTpa é indicada para crianças a partir de 3 ou 4 anos de idade, adolescentes e adultos e para os reforços de seus esquemas de vacinação. A vacina dTpa + VIP pode substituir as formulações infantis da vacina tríplice bacteriana (dTpa e suas combinações) no reforço de 4 a 5 anos de idade.

Para adolescentes e adultos, a vacina dTpa-VIP é a alternativa para viajantes com destinos às áreas de risco para poliomielite.

Quantas doses e quando aplicar?

Reforço vacinal aos 4-5 anos de idade.

Para adultos e idosos reforço com dTpa a cada 10 anos.

Para gestantes uma dose de dTpa no terceiro trimestre de gestação.

Quais reações esperadas?

Crianças de 4 a 9 anos de idade:

Irritabilidade, sonolência, reações no local da injeção (incluindo dor, vermelhidão e inchaço), cansaço.
Reações comuns: Perda de apetite, dor de cabeça, diarreia, vômito, distúrbios gastrointestinais, febre maior ou igual a 37,5ºC (incluindo febre acima de 39ºC).
Reações incomuns: Infecções do trato respiratório superior, distúrbios na atenção, conjuntivite, erupções cutâneas, outras reações no local de injeção (como endurecimento), dor.

Adultos, adolescentes e crianças acima de 10 anos de idade:

Dor de cabeça, reações no local da injeção (incluindo dor, vermelhidão e inchaço), fadiga, mal-estar.

Reações comuns: tontura, náusea, distúrbios gastrointestinais, febre maior ou igual a 37,5ºC, reações no local da injeção (como inchaço no local e abscesso estéril).

Reações incomuns: Infecções do trato respiratório superior, faringite, aumento ou surgimento de gânglios próximos à região do local da vacinação (linfadenopatia), desmaio, tosse, diarreia, vômito, suor excessivo, coceira, dor e rigidez nas articulações, dor e rigidez muscular, febre acima de 39ºC, doença semelhante à gripe.

Reações raras: reações alérgicas (incluindo reações anafiláticas), convulsão (com ou sem febre), urticária, inchaço extenso do membro vacinado (reação de Arthus), fraqueza.

Quais contraindicações?

É contraindicada para pessoas que tiveram anafilaxia ou sintomas neurológicos provocados por algum componente da vacina ou após a aplicação de dose anterior.

É necessário pedido médico para fazer a Vacina?

Não é necessário pedido médico.

Conteúdo