O que é?
A vacina MENINGOCÓCICA B é uma vacina inativada que protege contra a doença meningocócica invasiva causada pela bactéria Neisseriameningitidis do sorogrupo B. A meningite é uma grave inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A doença pode acometer seriamente todas as faixas etárias, porém, o maior risco de adoecimento está entre as crianças menores de 05 anos, particularmente no primeiro ano de vida.
Qual indicação e esquema de uso?
- O uso rotineiro de duas doses de Vacina Meningocócica B – Bexsero (aos 3 e 5 meses de vida) e um reforço entre 12 e 15 meses na vacinação infantil
- Para crianças, adolescentes e adultos com até 50 anos, dependendo de risco epidemiológico. O esquema são duas doses com intervalo de 2 meses.
- Para viajantes com destino às regiões onde há risco aumentado da doença.
- Para pessoas de qualquer idade com doenças que aumentem o risco para a doença meningocócica.
Quais reações esperadas?
Reações muito comuns: dor, vermelhidão, inchaço, endurecimento e sensibilidade no local da injeção, dor nas articulações, dor muscular, sonolência, irritabilidade, choro incomum, náusea, vômito, diarreia, dor de cabeça, indisposição.
Reações comuns: erupções cutâneas (principalmente em bebês e crianças de 2 a 10 anos de idade).
Reações incomuns: febre alta (maior ou igual a 40°C), convulsões (incluindo convulsão febril), pele seca, palidez (rara após a dose de reforço).
Reações raras: doença de Kawasaki, que pode incluir sintomas como febre que dura mais de cinco dias, associada a erupção cutânea no tronco e, às vezes, seguida por descamação da pele das mãos e dedos, gânglios inchados no pescoço (linfadenopatia), olhos, lábios, garganta e língua vermelhos, erupção cutânea com coceira.
Quais contraindicações?
Pessoas que tiveram anafilaxia após uso de algum componente da vacina ou após dose anterior.
É necessário pedido médico para fazer a Vacina?
Não é necessário pedido médico.