Clinivac

Vacina Tríplice Bacteriana E Tetra Bacteriana – Difteria + Tétano + Coqueluche + Poliomielite Em São Paulo

O que é?

As vacinas TRÍPLICE e TETRA BACTERIANA, são dois tipos de vacinas inativadas conhecidas cada uma como combinadas, ou seja, contemplam diferentes antígenos em uma mesma dose aplicada com segurança por via intramuscular, com concentrações precisas que podem ser administradas em uma mesma aplicação cada uma.

A vacina TRÍPLICE BACTERIANA, também conhecida como dTpa, protege contra 3 tipos diferentes de doenças: Difteria, Tétano e Coqueluche (Pertussis). Além de sua importância no esquema vacinal na infância, adultos e idosos devem receber uma dose de reforço a cada dez anos. A dTpa também é uma vacina muito importante para gestantes, que devem receber uma dose a cada gestação para proteger seu bebê.

A vacina TETRA BACTERIANA, também conhecida como dTpa + VIP, protege contra 4 tipos diferentes de doenças: 3 bactérias – Difteria, Tétano, Coqueluche (dTpa) e 1 vírus, o da Poliomielite (também chamada de VIP ou IPV). Devido à presença da VIP em sua composição, não é uma vacina recomendada para gestantes, para situações especiais seguir recomendação médica.

Qual indicação?

A vacina dTpa é indicada para crianças a partir de 3 ou 4 anos de idade, adolescentes e adultos e para os reforços de seus esquemas de vacinação. A vacina dTpa + VIP pode substituir as formulações infantis da vacina tríplice bacteriana (dTpa e suas combinações) no reforço de 4 a 5 anos de idade.

Para adolescentes e adultos, a vacina dTpa-VIP é a alternativa para viajantes com destinos às áreas de risco para poliomielite.

Quantas doses e quando aplicar?

Reforço vacinal aos 4-5 anos de idade. Para adultos e idosos reforço com dTpa a cada 10 anos. Para gestantes uma dose de dTpa no terceiro trimestre de gestação.

Quais reações esperadas?

Podem apresentar reações comuns como dor e vermelhidão no local da injeção nas primeiras 48-72 horas. Em geral, são eventos leves que melhoram sem complicações.

Quais contraindicações?

É contraindicada para pessoas que tiveram anafilaxia ou sintomas neurológicos provocados por algum componente da vacina ou após a aplicação de dose anterior.

É necessário pedido médico para fazer a Vacina?

Não é necessário pedido médico.