O que é?
As vacinas PENTAVALENTE acelular e a HEXAVALENTE acelular, são dois tipos de vacinas inativadas conhecidas cada uma como combinadas, ou seja, contemplam diferentes antígenos em uma mesma dose aplicada com segurança por via intramuscular, facilitando a vacinação do bebê contra distintas doenças com uma injeção.
O componente acelular destas vacinas também contribui para que elas sejam menos reatogênicas, pois são constituídas com partes das células da bactéria e não por células inteiras, isso resulta em menos reação pós-vacinal na criança.
A vacina PENTAVALENTE acelular protege contra 5 tipos diferentes de doenças, sendo 4 bactérias: Difteria, Tétano, Coqueluche (DTpa) e Haemophilusinfluenzae tipo b (Hib); e 1 vírus, o da Poliomielite (VIP). No SUS pode ser encontrada a vacina PENTAVELENTE celular, contudo, com formulação diferente.
A vacina HEXAVALENTE acelular protege contra 6 tipos diferentes de doenças, sendo 4 bactérias: Difteria, Tétano, Coqueluche (DTpa), Haemophilusinfluenzae tipo b (Hib); e 2 vírus, da Poliomielite (VIP) e da Hepatite B (HepB). Não disponível no SUS.
Qual indicação?
As vacinas Pentavalente acelular e a Hexavalente acelular são indicadas como esquema vacinal para imunização ativa de crianças a partir de dois meses de idade até menores de sete anos.
Quantas doses e quando aplicar?
Três doses no primeiro ano de vida (aos 2, 4 e 6 meses), com uma dose de reforço aos 15-18 meses. Para as crianças que completaram o esquema de Hepatite B aos seis meses a vacina Pentavalente acelular é a recomendada para a dose dos 15-18 meses.
Quais reações esperadas?
Podem apresentar reações comuns como dor e vermelhidão no local da injeção nas primeiras 48-72 horas. Em geral, são eventos leves que melhoram sem complicações.
Quais contraindicações?
Crianças com 7 anos de idade ou mais, ou que apresentaram encefalopatia nos sete dias seguintes à aplicação anterior de vacina contendo componente pertussis.
Anafilaxia (alergia grave) a qualquer componente da vacina.
É necessário pedido médico para fazer a Vacina?
Não é necessário pedido médico.